5 exemplos de condensação
Contenidos
Já se perguntou de onde vinham aquelas gotinhas de água na grama de seu gramado em uma manhã fria, embora não houvesse chuva na noite anterior? Essas gotículas de água estão lá por causa de um fenômeno conhecido como condensação. É um processo através do qual o estado físico da matéria muda da fase gasosa para a fase líquida, como resultado da queda de temperatura. Você pode pensar nisso como um processo inverso de vaporização. As moléculas, que fazem tudo ao nosso redor, estão em constante estado de movimento. Seu estado físico depende de quão rápido ou lento eles estão se movendo. Por exemplo, quando aquecemos a água, suas moléculas começam a se mover de forma mais aleatória e se afastam muito mais. Isto leva à mudança do estado físico da água, de água líquida para vapores de água. Por outro lado, quando resfriamos estes vapores de água, eles se tornam mais lentos e voltam mais próximos uns dos outros para formar novamente água líquida. Você pode se perguntar como estes vapores de água podem esfriar por si mesmos? Vamos tomar alguns exemplos de condensação em nossa vida diária para elucidar o fenômeno:
Melhor exemplo de condensação
Definição É o meio do verão, e o sol brilha. Você tem ajudado seus pais lá fora com o trabalho de jardinagem durante a última hora, e está suando! Após o trabalho, você vai para dentro para se refrescar no ar condicionado e pegar um copo de água. Como você irá ao cinema mais tarde, você decide tomar um banho rápido. Você se olha no espelho antes de entrar, notando que seu rosto está levemente queimado. Após o banho, você dá outra olhada rápida para ver se sua queimadura solar está pior. Mas espere! Você esqueceu de ligar o ventilador e o espelho agora está coberto de neblina. Você limpa uma seção com a mão e percebe que há pequenos grânulos de água no espelho. De onde veio o nevoeiro e os grânulos de água? A condensação é o processo pelo qual o vapor de água no ar é transformado em água líquida. Em outras palavras, a água no ar, um gás conhecido como vapor de água, de seu chuveiro quente esfriou quando encontrou a superfície do espelho frio. Isto fez com que o vapor de água se condensasse, ou se transformasse em sua forma líquida. Você o percebe como umidade ou grânulos de água e neblina que se formaram no espelho. Você também pode pensar em condensação em termos de ser o oposto de evaporação, ou o processo de um líquido se transformar em um gás. Isto acontece quando um pote de água é fervido no fogão. O vapor, outra forma de vapor de água e as bolhas que você vê no pote de água fervente são provas de que o líquido está sendo transformado em gás.
Exemplos de condensação na vida cotidiana
A condensação é a mudança de estado da matéria que está no gás formador e passa do líquido. É o processo inverso de vaporização, se ocorrer uma transição de um estado gasoso para um estado sólido diretamente, o processo é chamado de sublimação ou deposição reversa. Se ocorre uma transição do estado líquido para o estado sólido, ela é chamada de solidificação.
Embora a transição de gás para líquido dependa, entre outros fatores, da pressão e temperatura, geralmente é chamada de condensação de tráfego que ocorre a pressões próximas ao ambiente. Quando se usa alta sobrepressão para forçar esta transição, o processo é chamado de liquefação.
O processo de condensação geralmente ocorre quando um gás é resfriado até seu ponto de orvalho, no entanto, este ponto também pode ser alcançado através da variação da pressão. O equipamento industrial ou de laboratório necessário para realizar este processo artificialmente é chamado de condensador.
A ciência que estuda as propriedades termodinâmicas do ar úmido e os efeitos que a variação da umidade atmosférica tem sobre os materiais e os seres humanos é chamada de psicrometria. As inter-relações entre os parâmetros que determinam a condição do ar úmido estão representadas nos diagramas psicrométricos.
Exemplo de condensação em casa
Condensação é o termo científico para o processo que ocorre quando um gás (vapor) se transforma em líquido. Há inúmeros exemplos de condensação. É provável que você tenha observado este fenômeno natural muitas vezes enquanto desenvolvia suas atividades normais.
Você já se perguntou por que há gotas de água visíveis na grama de manhã cedo, mesmo que não tenha chovido durante a noite? A resposta é a condensação. Durante a noite, o ar perto do solo esfria até ou abaixo do ponto de orvalho. Como resultado, o vapor de água na atmosfera fica saturado e se condensa para formar orvalho sobre a grama.
Para ver outro exemplo de condensação, tudo o que você precisa fazer é olhar para o céu. As nuvens se formam como resultado do resfriamento do vapor de água na atmosfera. Como a temperatura do vapor d’água cai até o ponto de orvalho ou abaixo, ele se condensa para se tornar pequenas gotículas de água. Essas gotículas se agarram a minúsculas partículas de poeira na atmosfera e se transformam em nuvens.
A chuva ocorre quando muita água se condensa ao redor das partículas de poeira atmosférica para que a água permaneça no céu sob a forma de nuvens. Em vez disso, as gotículas condensadas ficam maiores, mais pesadas e eventualmente caem no chão sob a forma de chuva. Outras formas de precipitação, tais como a neve e o granizo, também estão relacionadas à condensação. A neve e o granizo são gotículas de água congeladas.