Seda vegan
A seda é o topo da escada de tecido, pelo menos aos olhos de algumas pessoas. Sempre são feitos esforços para criar um tecido que se pareça com a seda sem custar tanto quanto aquele material natural. Os tecidos que se diz serem alternativas à seda não são alternativas se forem feitos de fibras de seda, por mais que seja muito difícil criar um tecido que possa competir com a seda e que tenha qualidades semelhantes à seda. A alternativa mais famosa e mais comum é o rayon. Para saber mais sobre as diferentes alternativas de tecido de seda, continue a ler nosso artigo. Ele explora este tópico e apresenta alguns tecidos surpresa. Não estamos incluindo estilos de tecelagem a menos que sejam feitos de fibras que não sejam de seda. A seda não é uma alternativa à seda.
Esta é uma categoria que depende do processamento para fazer com que as fibras se sintam como seda. Como você já leu anteriormente, algumas das alternativas semelhantes à seda utilizam muitos produtos químicos em seu processamento para obter essa qualidade semelhante à seda.Tencel é uma marca, mas o tecido sob essa marca é um excelente exemplo. Mas a sensação deste material muda com a qualidade do tecido e a espessura. Portanto, pode ser como seda em algumas edições e como ganga em outras. Rayon e sua contraparte entre si Viscose sente-se como seda, sendo que esta última muitas vezes se sente mais como algodão do que será seda. Alguns tipos de algodão de alta qualidade, como o egípcio, Pima ou opções similares, podem ter uma sensação de seda por serem tão macios. As variações exóticas da lã podem ser processadas de forma a ter uma sensação de seda, mas estas são raras, pois é difícil imitar a sensação da seda. Não podemos esquecer alguns tecidos sintéticos como o poliéster e o nylon. Em algumas formas, eles são muito parecidos com a seda quando você os toca. Tudo depende do processo que faz com que os diferentes tecidos se sintam como seda ou não. Às vezes, basta ir até a seção de tecidos da loja e testar cada um para ver qual deles se sente como seda, mas não vem com esse alto custo da seda.
Roscas de parafusos
Uma lenda diz que a seda foi descoberta em 2640 AC pela imperatriz chinesa Xi Ling Shi enquanto bebia uma xícara de chá sob uma amoreira. Um casulo de bicho-da-seda caiu em sua xícara e, ao dissolver-se, a imperatriz entendeu que o casulo era feito de belos fios que podiam ser usados para criar tecidos finos.
A seda tem sido produzida desde então, principalmente na Ásia, mas a sericultura tornou-se popular em todo o mundo com o passar dos séculos. Hoje, a produção de seda responde por menos de 0,2% do mercado mundial de fibras, mas é uma indústria multibilionária. ‘
Em aplicações comerciais, a seda mais comum é feita com os filamentos dos casulos das larvas dos bichos-da-seda de amora domesticados Bombyx mori. Os bichos-da-seda são criados em cativeiro para criar tecidos: toda essa indústria é chamada de sericultura.
No século II d.C., a prática foi estabelecida na Índia, e com o passar dos séculos, a sericultura foi exportada para outras partes do mundo, especialmente para o Oriente Médio. Graças à Rota da Seda, atingiu rapidamente o Mediterrâneo e, mais tarde, a Europa Ocidental, onde floresceu até o século XIX.
Seda b
As alternativas ao silkSilk são um material cruel, e o material de maior impacto ambiental a ser produzido. Ao contrário da seda, os seguintes materiais não se baseiam em matanças desnecessárias, e representam um risco muito menor de violação dos direitos humanos. Cadeias de fornecimento transparentes e éticas podem ser encontradas para todos esses materiais.
Bamboo lyocellSimilar à Tencel mas feito de bambu, este material pode ser feito em um processo de produção em ciclo fechado. O raiom de bambu não é o mesmo e não é um processo de produção sustentável. O bambu cresce rapidamente e pode ser colhido sem que a planta seja arrancada do solo, requerendo replantio.
O SatinSatin reciclado é feito principalmente de poliéster, que já tem um impacto ambiental enormemente reduzido durante a produção em comparação com a seda. Já existem muitos materiais sintéticos no mundo hoje em dia que não se biodegradam e podem ser reutilizados, tornando o acetinado reciclado uma boa alternativa.
O CuproCupro é feito de fibra de linter de algodão, a penugem que envolve as sementes de algodão. Fazendo uso de resíduos de algodão, este material é liso e biodegradável e uma ótima alternativa para a seda escovada. Alguns cupro são feitos em sistema de ciclo fechado, onde quase 100% da água e dos produtos químicos utilizados no processamento são reciclados.
Seda de lótus
O Menu TogglerSilk é frequentemente tocado como um material ecológico, natural – mas com tantos tecidos por aí, pode ser difícil determinar o que é realmente sustentável, e o que simplesmente ganhou uma reputação sustentável. Perguntas sobre a sustentabilidade da seda podem fazer com que você se pergunte por que a seda não é considerada um tecido vegan – porque se vegan é uma das mudanças de estilo de vida mais impactantes que podemos fazer para o planeta, por que os veganos não usam seda?
Continue lendo para saber mais sobre por que os veganos não compram seda, como a seda é feita, e se a seda é ou não tão ecologicamente correta quanto parece.Artigo continua abaixo da propagandaPor que os veganos não usam seda? Fonte: iStockOs veganos não comem, usam ou usam produtos feitos de ou por animais, optando por alimentos, roupas e produtos sem animais e sem crueldade. A seda é feita de fibras fiadas por minhocas, que são animais, em um processo que é surpreendentemente cruel e normalmente termina com as minhocas sendo mortas. Por essas razões, os veganos normalmente não usam ou usam seda. O que é seda, e como é feita? A seda é um tecido feito a partir das fibras que os bichos da seda tecem quando estão construindo seus casulos.